10/10/2009

Campo Bioenergético



Campo Bioenergético - Energia Sutil do Corpo

Sabemos que as células do corpo são nutridas pelos alimentos. Sabemos também que além da comida, o oxigênio que respiramos também preenche nossas células, sendo um item indispensável para nossa sobrevivência. No entanto, o que não sabemos é que além desses dois agentes, nossas células são constantemente envolvidas por um fluxo contínuo de energia vital. O corpo humano possui uma rede de fluxo contínuo que alimenta as células, órgãos e vários sistemas dentro do complexo corpo humano. Esse conjunto corresponde ao Sistema de Energia Sutil do corpo.

Tradicionalmente, o corpo é visto como um aparelho composto de vários sistemas: circulatório, neurológico, respiratório, digestivo e reprodutivo. Juntamente com o sistema nervoso e o linfático, esses sistemas definem as dimensões físicas do corpo. O Sistema de Energia Sutil do corpo funciona paralelamente a esses sistemas.

Kim Bong Han, cientista Coerano radicado no Ocidente, injetou fósforo radioativo em um ponto de acupuntura e descobriu que se alojava de preferência nos demais pontos do mesmo meridiano. Os russos realizaram interessantes pesquisas neste terreno e puderam demonstrar a existência de verdadeiros circuitos de baixa freqüência, iinterligando uns com os outros os pontos de acupuntura, formando assim conexões entre eles, estabelecidas por um campo de energia.


A condição do campo energético do corpo é medida em termos de fluxo, equilíbrio e harmonia. E isto é percebido na própria saúde do corpo. Se a saúde estiver debilitada também precisamos corrigir esse sistema.

Para que o corpo se mantenha em um estado de ótima performance e possa prevenir doenças, a energia do corpo precisa estar em constante movimento. Essas energias também precisam de espaço para se mover. Algumas vezes os fluxos dessas energias podem estar obstruídos. Esses bloqueios de padrões energéticos podem ser causados por fatores internos ou externos. Fatores internos incluem a presença de toxinas no organismo, stress, tensão muscular, dentre outros. Fatores externos que podem interromper o fluxo de energia do corpo estão relacionados às interferências de campos energéticos externos.



Os componentes da Energia Sutil do Corpo

Os componentes ou sistemas que formam a energia sutil do corpo são os canais de energia(meridianos), os vortex de energia (também conhecido como chakras –que significa roda em sanscrito) e as varias camadas energéticas em volta do corpo (aura). A tecnica de eletrofotografia criada por Kirlian e aprimorada por Oldfield permite visualizar estes campos de energia.


Os canais de energia


Os canais de energia podem ser comparados ao sistema circulatório do corpo. Assim como as artérias levam o sangue, os canais de energia transportam a energia pelo corpo. A função desses canais é assegurar a vitalidade e o equilíbrio, ajustar o metabolismo e até mesmo determinar a velocidade e o tipo de mudança celular. O fluxo de energia desses canais é tão crítico quanto o fluxo sanguíneo. Onde não há energia não há vida.
Todos os sistemas do corpo são afetados por esses canais, a exemplo dos seguintes sistemas: imunológico, nervoso, endócrino, circulatório, respiratório, digestivo, ósseo, muscular e linfático. Cada um desses é alimentado por, pelo menos, um canal de energia. Se não houver fluxo de energia, ou um fluxo irregular, isso pode comprometer esse sistema.


Na Medicina Tradicional Chinesa existem 12 canais de energia. Esses canais por sua vez ligam centenas de outros canais menores que transportam energia eletro magnética através do corpo. Por meio desses pontos é que a acupuntura atua, com o uso de agulhas e ou pressão manual, para equilibrar o fluxo de energia do corpo. Existem diversas outras formas de levar energia a estes pontos usando, por exemplo, calor (Moxabustão), som (Sonopuntura) e luz ( Cromopuntura).
De acordo com a Medicina Tradicional Indiana existem 72.000 minúsculos canais de energia espalhados pelo corpo, sendo que 3 destes são os principais condutores de energia.

Curtis e Hurtak, da Academia de Ciências Futuras, afirmam que os pontos de energia funcionam paralelamente aos demais sistemas do corpo. Os cientistas sugerem que esse sistema opera como ondas de energia que podem afetar vários processos biológicos.


Vortex de energia




A energia do corpo se origina em pontos específicos conhecidos por diversos termos, a exemplo de chackras, ou centros de energia. É por meio deles que a energia emana para todo o corpo em forma de ondas espirais. Atualmente, são estudados sete centros principais. Cada um é associado com funções físicas e psicológicas do corpo. A função da parte física desses centros é mandar energia para o órgão específico influenciando na saúde do mesmo.
É possível prever e prevenir doenças de um órgão específico, através da observação e equilibrio desse vortex de energia.
Uma das características da energia escalar é se movimentar em vortex. O movimento de vortex é basicamente um movimento iônico polarizado conforme descoberto por Viktor Schauberger.

As camadas de energia ao redor do corpo



Outros componentes da energia sutil do corpo são as camadas de energia ao redor dele. Eles são como campos de energia que interagem com o meio ambiente a sua volta. Esses campos funcionam como um escudo protetor, filtrando as energias negativas e aceitando as positivas. Essas camadas também funcionam como antenas, direcionando energias para os vortex/chakras e vice-versa, enviando energia dos vortex/chakras para o meio ambiente



O conjunto dos sistemas mencionados acima formam o Campo Bioenergético. O Dr. Beverly Rubik, um biofísico e membro do conselho consultivo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, foi quem definiu o conceito de Campo Bioenergético. Segundo o Dr. Rubik, essa forma de energia é crucial para nossa saúde.
A definição do termo nas palavras do Dr. Rubik é a seguinte: “é um complexo campo eletromagnético, extremamente sutil, que o organismo conjectura para envolver a informação bioenergética do corpo, de modo a regular a hemodinâmica do mesmo”.Segundo essa definição, essa forma de energia ajuda a manter o correto funcionamento do corpo. O mais significante é que a aceitação e o reconhecimento pela ciência dessa forma de energia, oferecem um respaldo para os estudos da Medicina Energética. Assim, podemos racionalizar terapias como a acupuntura, homeopatia e terapias direcionadas para o campo eletromagnético e bioenergético do corpo